O Que É Um Chatbot E Porque é Tão Importante Para Seu Negócio

O Que É Um Chatbot E Porque é Tão Importante Para Seu Negócio.

Há de fato um grande entusiasmo em torno dos Chatbots no mundo da tecnologia da internet atualmente e neste post vamos explicar o que é um Chatbot e como suas usabilidades podem beneficiar as empresas.

O Que é Um Chatbot

Chatbots são agentes de software que se comunicam e colaboram com usuários humanos através de mensagens de texto usando uma linguagem natural para realizar tarefas específicas. Alguns exemplos de tarefas comuns em um contexto de negócios são consultas, pedidos e soluções de problemas sobre determinados produtos.

Os Chatbots tem a promessa de ser a próxima geração de tecnologia que as pessoas usam para interagir online com as empresas. Do ponto de vista histórico, a primeira geração de seu navegador, navegam em páginas da web para obter as informações que desejam e desencadear várias transações de comércio eletrônico, como a encomenda de um produto.

Em seguida, os aplicativos para dispositivos móveis que os usuários podem baixar em seus smartphones ou trablets. O problema com as aplicações é que as pessoas precisam baixar manualmente e aprender a usar cada uma delas.

Os Chatbots abrem caminho para a próxima onda de tecnologia. Com Chatbots não há novas aplicações para download. Isso ocorre porque a maioria dos usuários já possui pelo menos 1 aplicativo de mensagens instantâneas instalado em seus dispositivos de comunicação, por exemplo SMS, Facebook Messenger, Whatsapp.

A interface do Chatbot é alimentada por tecnologias de inteligência Artificial (A.I.) A A.I. é encarregada de entender o texto que os usuários inserem e transmitir o conhecimento para o backend para o processamento. Outro benefício do uso da A.I. é que o Chatbot irá aprender ao longo do tempo para entender melhor as preferências dos usuários e como resultado, oferecer serviços melhores e mais rápidos.

Por Que Os Chatbots São Tão Importantes Para As Empresas?

Foi relatado que em 2016 pela primeira vez na história da internet, havia mais pessoas usando aplicativos de mensagens do que redes sociais. Segue-se que o bate-paro ultrapassou as mídias sociais para se tornar o padrão de fato em como os usuários móveis querem entrar em contato. Os usuários móveis são conhecidos por serem um grupo impaciente, pronto para abandonar qualquer site em massa se forem feitos para aguardar alguns segundos depois do pedido inicial. O seu negócio está bem equipado para lidar com esse ataque 24×7 de consultas de produtos feitos por clientes, como também pedidos de vendas e solicitações de suporte?

Os Chatbots podem ser programados para monitorar e responder as sessões de bate-papo que se enquadram nas suas especialidades de domínio, tais como soluções de problemas, autorização de devolução de mercadorias (RMA), inquéritos de vendas, etc.

Para que os chatbots façam seu trabalho, as empresas primeiro precisam capturar o domínio acima mencionado, conhecimento em uma base de conhecimento. Uma vez que o conhecimento se torna acessível, os chatbots podem trabalhar com as funções corporativas mais importantes 24×7.

Ao implantar um Chatbot, uma empresa pode economizar dinheiro facilitando a contagem de pessoal e garantindo o bom tempo de resposta do serviço. Além de sua característica sempre, outra grande vantagem de usar chatbots é a consistência em como seus processos de negócios são aplicados; chatbots executará consistentemente a lógica de negócios em todos os contatos do cliente.

Chatbots, avançado que é, não é a panaceia de todos os problemas de serviço ao cliente da empresa, nem substitui completamente a força de trabalho humana inteira. Os agentes humanos ainda são necessários para resolver os problemas mais complexos que estão além da capacidade de chatbots. Enquanto os chatbots podem resolver tarefas mais básicas de solução de problemas, técnicos de suporte de segundo nível ainda são necessários para enfrentar os problemas complicados dos produtos.

Liderando O Mercado

A tecnologia Chatbot ainda é uma tecnologia emergente. Existem muitos componentes que precisam trabalhar juntos para que os chatbots funcionem. A partir de hoje, a pilha de tecnologia não está padronizada, e um líder de mercado claro ainda não se manifestou.

Assim como existem muitas aplicações de mensagens, há tantas plataformas de criação de chatbot, se não mais, e cada uma delas foi projetada para trabalhar com um subconjunto de aplicativos de mensagens específicas. Alguns fornecedores de aplicativos de mensagens, como Facebook e Telegram, também fornecem suas próprias plataformas oficiais de construção de chatbot. Além disso, existem outras plataformas de chatbot de terceiros que oferecem suporte a várias aplicações de mensagens, por exemplo o Chatfuel que é uma plataforma de chatbot que suporta o Facebook e o Telegram, O Microsoft Bot Framework é compatível com o Facebook Messenger, Slack e SMS.

A maioria das plataformas de construção de chatbot afirmam que os chatbots podem ser desenvolvidos em minutos sem necessidade de codificação. Ao criar um chatbot, pode demorar apenas alguns minutos, tornando-o algo útil, envolve personalização, incluindo a configuração do motor front-end da A.I., o back-end do processador de pagamentos e do comércio eletrônico, etc.

Dadas as inúmeras escolhas e possibilidades técnicas, é melhor aproveitar a ajuda de um profissional a orientar o desenvolvimento de chabots para sua empresa.

Chatbots E Sistemas

Muitas empresas já criaram sua presença on-line sob a forma de um site usando uma tecnologia CMS de classe empresarial, por exemplo, o Drupal ou WordPress.

A boa notícia é que você pode adicionar tecnologia de chatbot a sua infra-estrutura de tecnologia existente, em vez de começar do zero.

Se você já construiu um site em uma plataforma dessas sob classe empresarial, você está um passo a frente de todos, a infraestrutura dessas plataformas são essencialmente um portal que captura a lógica do seu negócio, incluindo a parte do backend que se interage com o seu comércio eletrônico e outros sistemas de back office.

A adição de chatbots á sua stack de tecnologia geral envolve a adição do middleware apropriado para conectar seu frontend do chatbot com o backend da lógica de negócios baseada em Drupal ou WordPress.

Conforme indicado na seção anterior, os próprios chatbots são uma tecnologia emergente que pode estar fora do escopo para a maior parte do conhecimento de desenvolvimento interno. Adicionando o middleware para se juntar chatbots e seu backend Drupal é um nível extra de complexidade de software. Esta estrutura de middleware está disponível na comunidade Drupal, mas está atualmente em estágio inicial para comercialização. Para garantir o sucesso do seu projeto de chatbot, a consultoria profissional é altamente recomendada.

Se você precisa de serviços profissionais, seja para criar do zero um site institucional em wordpress com integração de chatbot, ou para adicionar capacidades de chatbot à sua plataforma já existente, nós temos o prazer de oferecer esse serviço para sua empresa ou para seus escritórios regionais.

Entre em contato para obter mais detalhes sobre o seu projeto!

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